Consumo consciente: como a sua alimentação diária pode ajudar o meio ambiente
Pensar
Alimentação, Bem Estar, Consumo, Pensar
Nome da Categoria

Consumo consciente: como a sua alimentação diária pode ajudar o meio ambiente

05 de junho
Criado por: Equipe Kura

Suas escolhas alimentares são importantes. Consciência e conexão é reconhecer que a saúde e a vitalidade do nosso planeta estão diretamente ligadas à nossa. Por isso consideramos a natureza parte fundamental do bem-estar e priorizamos as escolhas e práticas que fomentem um estilo de vida mais atento e presente. Mas pode parecer confuso e difícil e difícil saber por onde começar.

É fácil se deixar levar pelo dia a dia, pela correria e pela falta de presença e atenção em cada um dos nossos atos e “deixar passar” oportunidades que dependem de pequenas mudanças nas nossas escolhas e que poderiam causar impacto positivo. Compartilharemos que são os pequenos e simples passos que criam mudanças duradouras e se somam para causar impacto mais rápido do que pensamos. Escolhas tão simples quanto mudar o que compramos em cada momento do ano, o pacote que essas coisas tem, onde procuramos (se no supermercado ou na feira ou até na cooperativa) e como tudo isso pode fazer uma diferença real para nossas comunidades e planeta. Apenas escolhendo marcas e produtos com agendas ambientais, podemos fazer parte de algo maior que nós mesmos e, dessa forma, incentivamos outras marcas que ainda não prestam atenção nisso a começarem as suas mudanças também!

Quais os benefícios de eu fazer essa mudança?

Por que eu iria querer me preocupar com mais uma coisa no meu dia a dia? Os benefícios sao para o corpo e para o planeta. Entre elas podemos citar:

  • consumo de alimentos mais naturais;
  • valorização e proteção da economia local;
  • redução do consumo de agrotóxicos;
  • diminuição do uso de embalagens;
  • hábitos alimentares mais saudáveis;
  • redução do desperdício;
  • redução do uso de conservantes;
  • mais eficiência no uso dos recursos naturais.

O que posso mudar na minha alimentação?

Para promover essa mudança na sua vida e no dia a dia, é preciso algumas mudanças na sua relação de consumo e na forma como produz os seus alimentos. Segundo a FAO (Food and Agriculture Organization), organização da ONU que monitora a alimentação no planeta, mais de 30% da comida produzida no mundo vai parar no lixo, em diferentes momentos da cadeia, dentre os quais estão os estabelecimentos de alimentação e as residências. O consumo consciente é a maneira mais viável de reverter isso.

Confira a seguir alguns dos passos que você pode dar pela sustentabilidade do planeta e por sua saúde:

  • Priorize os produtores e vendedores locais

Quanto menos os alimentos tiverem que viajar para chegar até a sua mesa, maior será a preservação do alimento e do meio ambiente. Estamos falando de uma logística que minimiza o contato com o alimento e também o consumo de combustível, a emissão de gases que poluem a atmosfera etc.

Além disso, ao escolher produtores locais, você estará atuando socialmente, valorizando o trabalho deles e promovendo o crescimento da economia na região onde vive.

  • Aposte nos alimentos orgânicos

A sustentabilidade, aqui, está tanto na preservação da saúde do meio ambiente quanto na sua, ao não consumir alimentos que precisam de agentes químicos para o seu desenvolvimento. Você pode, inclusive, apostar em uma horta comunitária ou caseira, tendo mais garantias de saber de onde vem a comida que ingere.

  • Escolha alimentos da safra

Isso vai acontecer naturalmente se a sua escolha for por alimentos orgânicos e locais, afinal a própria natureza se responsabiliza em entregar aquilo que mais precisamos em cada época do ano. Se o que você deseja é mais sabor e nutrição, além de redução do uso de agrotóxicos, é bom se informar sobre quais são as frutas, legumes e verduras da época. Assim, elas precisam de menos aditivos e produtos químicos para se desenvolverem, ou seja, você terá um alimento mais saudável no prato.

  • Procure consumir produtos a granel

Leve sua sacolinha de pano ou um pote de vidro (reutilizado!) para colocar os grãos e aquela garrafa de vidro também reaproveitada para voltar com um suco delicioso feito na hora! Se há uma coisa no Brasil que deveria servir de modelo para todo o mundo, quando se fala em alimentação sustentável, são as feiras livres de rua. Nelas, você pode comprar os alimentos a granel, a preços mais baixos, diminuindo consideravelmente o uso de embalagens, a produção de lixo e o desperdício, já que pode escolher a quantidade necessária para o seu consumo. 

  • Evite ao máximo o desperdício

O consumo consciente é um pilar da sustentabilidade. O  desperdício pode estar presente no nosso cotidiano, o que o faz passar despercebido muitas das vezes. Apesar de serem hábitos enraizados no nosso comportamento, atitudes simples já fazem grandes diferenças.

O que mais afeta o meio ambiente?

A fabricação de industrializados e de suas embalagens, a agropecuária e o transporte dos alimentos estão entre aqueles itens que mais consomem combustíveis fósseis, responsáveis pela geração de gases do efeito estufa.

Outro grande problema está na agricultura, mais especificamente na utilização de insumos químicos — os agrotóxicos e fertilizantes, que têm altas concentrações de metais pesados e contaminam muito o solo.

O consumo excessivo de carne também tem abalado consideravelmente o equilíbrio ambiental, já que, além de gastar muita água e energia no processo, para a formação de pastos são necessários desmatamentos de grandes áreas, o que causa a falta de chuva e, consequentemente, o aquecimento global. Por essas e outras razões, a redução do consumo de carne é estimulada como prática sustentável.

Portanto, tomar atitudes efetivas para uma alimentação consciente é a única saída para minimizar os danos causados ao planeta e a nossa saúde. Por tudo isso, que tal implementar esse conceito na sua rotina?