Kura Testa: desodorante Cheiro de Mato Yatra
Viver
Beleza, Bem Estar, Saúde, Viver
Nome da Categoria

Kura Testa: desodorante Cheiro de Mato Yatra

12 de outubro
Criado por: Luisa Fedrizzi

Desodorante Cheiro de Mato – Yatra

testado pela Luli Fedrizzi

 

comprado ou ganhado: ganhado (presente da Gab, aqui da Kura <3)

início: julho/2021

duração: ainda em uso

primeiras impressões: a Gab me presenteou com este desodorante lá em fevereiro, mas eu tinha outro em uso naquele momento. Por isso, só comecei a usar ali por julho – e, de cara, já adorei o cheirinho, que é suave e herbal, do jeito que gosto, e a textura levíssima e que absorve muito rápido e não mancha as roupas.

Mas os motivos principais de eu ter resolvido fazer esse relato aqui são dois: 1) eu tenho as axilas bastante sensíveis, sempre tive dificuldade com desodorantes, mesmo quando ainda não usava produtos naturais, então não é qualquer fórmula que funciona pra mim; 2) sou bem fedida, hahaha. Juro. Transpiro muito e tenho cheiro forte (inclusive, vamos normalizar isso? Essa coisa de que mulher não pode ter odores corporais nem sequer falar sobre isso é mais uma imposição machista que já não cabe mais, né). Então, de novo, achar desodorantes que “segurem” mais nem sempre é fácil – e também não é só com produtos naturais não, viu? Essa também já era uma dificuldade que eu sentia com aqueles podrões industrializados. E eis que esse desodorante da Yatra deu check nas duas necessidades. Vitória!

impactos/benefícios:

  • empresa pequena, comandada por mulheres;
  • produção artesanal, local, sem ingredientes químicos nocivos (como parabenos e alumínio) e obviamente sem testes em animais;
  • não tem bicarbonato de sódio na composição (algo relativamente comum em desodorantes naturais, mas ruim para peles sensíveis como a minha), apenas leite de magnésia, óleo de semente de uva, óleos essenciais de alecrim, capim limão, hortelã e cipreste e vitamina E;
  • esse blend de óleos essenciais também é ótimo para levantar o humor e a energia.

 

observações importantes: 

  • A embalagem é de plástico, como dos desodorantes roll-on comuns – o que acho meio ruim. Então, além de recomendar que você descarte apropriadamente (depois de higienizar bem, colocando no lixo reciclável), sugiro também pensar se não rola de reaproveitar para experimentar sua própria misturinha desodorante em casa ou para outras finalidades. Outro dia, vi que a avó de uma amiga (beijo, Lari!) usou uma dessas embalagens para colocar álcool gel para levar na bolsa – assim ela compra o tubo grande, que é mais econômico e produz menos lixo, e vai abastecendo essa embalagem pequena conforme precisa para carregar no dia-a-dia. Achei genial.
  • Este produto é um desodorante, e não um antitranspirante – que, aliás, é algo bem ruim (leia mais sobre isso aqui e aqui). Portanto, não espere que ele vá fazer você não transpirar. Esse é um processo natural, importante e necessário para o corpo. O que o desodorante vai fazer é impedir que as bactérias que proliferam odores nessa região nesses momentos de suor se proliferem e causem cheiros ruins. É isso – e é pra ser isso mesmo.

dicas: conheça seus cheiros corporais primeiro, sobretudo se você está no processo de trocar dos produtos industrializados para os naturais. Entenda quando você fica mais fedidinha, qual a intensidade desse odor, e aí comece a usar os produtos apenas nos momentos necessários, vendo se eles fazem efeito para você.

preço: R$ 28

onde encontrar: https://www.yatranatural.com.br/product-page/desodorante-cheiro-de-mato