



5 elementos do bem-estar: ferramentas para atingir suas metas
Pode ser correr por vários quilômetros, pedalar outros tantos, nadar em águas abertas. Talvez seja praticar yoga todos os dias, conseguir alcançar alguma postura mais difícil. Meditar, escrever um livro, organizar a carreira. Convivemos com o conceito de metas quase desde sempre.
Os atletas dão crédito à sua força de vontade. Os yogis à disciplina. Os ratos de academia ao “foco, força e fé”. Mas o que une todos é o fato de que atingir esses objetivos – para cada um dos citados acima – é o que faz eles se sentirem plenamente vivos. E talvez você tenha ouvido o conselho para escolher metas que o façam sentir-se vivo, mas não sabe bem por onde começar.
O pesquisador Martin Seligman, da Universidade da Pensilvânia, pode chamar o sentimento de plena vida de “florescimento”. Para florescer, você precisa cultivar cinco elementos diferentes de bem-estar, que vão desde emoções positivas a um senso de significado. Conforme o trabalho pioneiro de Seligman sobre psicologia positiva, quanto mais desses elementos você experimenta à medida que persegue um objetivo, maior a probabilidade de você mantê-lo – seja seu objetivo escrever um romance, começar uma nova carreira ou apenas fazer mais exercícios.
1- Emoções positivas
As emoções positivas, o primeiro componente do florescimento, variam do prazer e conforto ao entusiasmo e admiração. Por exemplo, corredores e praticantes de hiking relatam como diferenciais “o canto dos pássaros, o vento dançando entre as árvores, o sol beijando meu rosto ao se pôr … dormindo sob um cobertor de um trilhão de estrelas”. Nos momentos mais difíceis das trilhas, são esses momentos que ajudam a seguir em frente: um belo pôr do sol ajuda a reduzir stress, o que automaticamente reduz dores, sentimentos como raiva e especialmente os medos.
Emoções positivas podem ajudar a transformar pensamentos relacionados a ameaças, tipo “Não vou conseguir fazer isso” em pensamentos otimistas, como “Eu tenho os recursos para fazer isso”. Isso acontece através de respostas de estresse que são úteis. Por exemplo, experimentar emoções positivas em meio ao estresse ajuda a repor recursos que são normalmente esgotados pelo estresse, permitindo que as pessoas mantenham seus papéis e atividades normais – um artifício muitas vezes usado, inclusive, pelas corporações que estrategicamente fazem os colaboradores terem picos de estresse e depois de compensação. Estamos atentas sempre, relacionamentos tóxicos existem em diversos ambientes.
As emoções positivas também promovem a resolução de problemas e o pensamento criativo e ampliam o escopo de nossa atenção e inspiram novos pensamentos e ações, o que nos permite desenvolver mais habilidades e recursos.
Portanto, se o caminho para seu objetivo oferece momentos de emoção positiva, é melhor segui-lo. Se você está se perguntando se deve revisitar aquele romance pela metade na gaveta de sua escrivaninha, considere se o ato de escrever – pensar na frase perfeita ou terminar um capítulo – lhe dá prazer ou satisfação.
2- Comprometimento
O comprometimento é o estado de fluxo, uma experiência em que você está completamente absorvido e o tempo parece parar ou passar rapidamente. Momentos como esse fazem tudo parecer uma realidade quase paralela, uma espécie de meditação transcendental, pensamentos estavam entrelaçados com o tecido da respiração. Mesmo durante uma luta ou uma subida muito intensa o estado de fluxo parece ajudar o desempenho principalmente ao facilitar o foco de atenção por um longo período.
Experimentar o fluxo também nos incentiva a continuar perseguindo um objetivo. Se o seu objetivo é aperfeiçoar o seu jogo e você sente fluidez ao jogá-lo, continuará lá mesmo que um determinada partida não seja agradável.
Aborde seus objetivos, então, de uma forma que maximize suas chances de experimentar o fluxo. O fluxo é mais provável de ocorrer quando o desafio do que você está fazendo corresponde ao seu nível de habilidade. Se você é um novo corredor treinando para uma maratona, não se esforce para correr ladeiras no primeiro dia. Espere até que você seja um corredor mais habilidoso para esse desafio.
3- Relações
Há muitas pesquisas que mostram que o apoio social (a ajuda tangível, informativa ou emocional) que recebemos de outras pessoas é parte integrante para alcançar nossos objetivos ”, disse Shelly Gable, da Universidade da California Santa Barbara.
Um estudo de 2008 demonstra como o apoio social ajuda quando encontramos obstáculos. “Mostramos que, quando um amigo estava realmente presente, ou quando os participantes apenas pensavam em uma pessoa importante que o apoiava, uma colina íngreme parecia menos íngreme. Isso sugere que as pessoas confiam em outras pessoas próximas ao considerar o quão difícil pode ser lidar com um determinado ambiente ”, diz a autora principal Simone Schnall.
Pense em como fortalecer sua conexão com outras pessoas à medida que busca seu objetivo, encontre seu grupo de apoio, de compartilhamento, de fortalecimento.
4- Propósito maior
Significado, intenção, propósito: como essa ação serve a algo que você acredita ser maior do que o “eu”? Se cada meta, objetivo cumprido é um passo para você se tornar uma pessoa, um cidadão, um profissional melhor e mais qualificado isso pode empurrar você quando você cansar.
“A pesquisa em psicologia mostra que o significado é um forte fator de motivação”, diz Evgeny Osin, da Escola Superior de Economia da Universidade Nacional de Pesquisa da Rússia.
5- Realização
Pessoas com motivação intrínseca, que buscam um objetivo por si só, tendem a exibir mais perseverança e resiliência, diz Patty O’Grady, da Universidade de Tampa. Em um estudo, Sheldon descobriu que “as pessoas têm maior probabilidade de serem eficazes quando perseguem objetivos que envolvem seus interesses naturais ou expressam seus valores pessoais autênticos”.
Ao escolher metas que nutrem diferentes aspectos de nosso bem-estar, o restante de nós pode esperar sentir o mesmo. Acreditar de verdade naquilo que você coloca a sua energia é a maior motivação que você vai encontrar no seu caminho, por isso é tão importante ser verdadeire com você mesme do início ao fim de todo processo!