Sente que está no piloto automático? 5 hábitos matinais para desacelerar
Energizar
Desacelerar, Energizar, Silêncio
Nome da Categoria

Sente que está no piloto automático? 5 hábitos matinais para desacelerar

10 de outubro
Criado por: Gabriela Casartelli

Você está sentindo e vivendo cada momento? Você percebe os movimentos que executa? Se perceber como sujeito ativo em pequeno hábitos pode ajudar você a diminuir o ritmo e encontrar momentos de paz no seu dia a dia

Depois de mais de um ano vivendo em quarentena, os efeitos na saúde mental de todos é mais do que uma percepção. É um fato.

Uma das coisas que agrava ainda mais a instabilidade e descontrole emocional é essa sensação de estar andando pela vida no piloto automático, realizando os movimentos, mas nunca realmente vendo, ouvindo, abraçando, curtindo ou experimentando a vida. Você realmente ouve o que os outros estão dizendo a você? Ou está ocupado realizando várias tarefas e realizando suas próprias conversas em sua mente enquanto eles falam com você? Você está absorvendo cada momento e vivendo uma vida de presença? Com o estresse adicional da pandemia, é mais difícil do que nunca viver o momento e encontrar prazer todos os dias.

Se você quer tentar ter uma existência mais consciente e uma experiência de vida mais rica, as cinco sugestões a seguir podem ajudar:

 

1. Esteja aqui agora

Por 10 minutos todas as manhãs, faça tudo com grande foco e propósito. Ou seja, se você estiver escovando os dentes, olhe para a escova de dentes. Realmente olhe para isso. Agora observe-se colocando a pasta de dente em sua escova. Observe cada detalhe. Pense em como você está escovando os dentes.

Você está treinando sua mente para colocar o foco em seu mundo exterior, em vez de viver dentro da mente pensando no passado ou no futuro e perdendo o que está experimentando agora.

 

2. Faça silêncio

Durante 10 minutos todas as manhãs, faça um retiro silencioso. Observe quando você quer falar e o que sua mente quer que você diga. Observe como você deseja responder imediatamente às perguntas e raramente permite espaço.

 

3. Escolha suas palavras com atenção

Pratique pausar por alguns segundos antes de falar, fazer comentários, responder ou fazer uma pergunta. Ao sentir que quer dizer algo, faça uma pausa, pense sobre o que você quer dizer e, em seguida, escolha cuidadosamente suas palavras. Muitos de nós tememos pausas na conversa porque temos medo de que, durante esse espaço de silêncio, outras pessoas fiquem desconfortáveis ​​ou nos julguem.

 

4. Ouça o silêncio

Colocar seu foco mental no silêncio o puxará para o momento presente. Será necessário um foco alerta e atento para sair da tagarelice mental e ouvir o silêncio. Ouça o espaço entre as palavras que você ouve faladas. Você pode passar os primeiros cinco minutos de cada manhã fazendo essa prática ou sempre que quiser voltar à plena consciência.

 

5. Perceba e mapeie seus passos

Para trazer a sua consciência para o que está acontecendo agora, permita que sua mente mostre cada ação passo a passo. Permita que sua mente observe cada ação sua e fale sobre ela como se estivesse descrevendo a cena de um filme ou escrevendo um livro. Por exemplo, “Ela agora está sentada em um computador na sala de estar da sua casa digitando. Ela está escrevendo um artigo para ajudar outras pessoas a praticar a atenção plena. “

 

Dê uma chance.

Você ficará surprese com o quanto mais da vida você absorve – e com o quanto mais em paz você se sentirá – quando você direcionar o foco da sua mente para tudo o que você experiencia, momento a momento.